DICAS: ESTUDOS

by - abril 10, 2016

Olá pessoal, hoje vim falar e dar dicas sobre um assunto polemico entre crianças e adolescentes. Estudar é assunto de diversas conversas entre eles. Todos nós sabemos que é difícil entender que esse é o melhor caminho, por isso, resolvi dar dicas de como ter um estudo agradável e que de resultados nas notas, afinal, do que adianta ser forçado a estudar, se a pessoa forçada não está fazendo aquilo tendo consciência que é pro bem dela? 

1- Nada Forçado!
Antes de falar sobre esse tópico, vou te fazer uma pegunta: você gosta de fazer coisas que os outros te obrigam a fazer? Faz certo? Com vontade? Provavelmente a resposta é não. O fato é que estudar precisa ser um ato que a pessoa faça com vontade e atenção, se não, de nada vai adiantar. 
Para isso seja livre para escolher o melhor jeito e horário, perceba se consegue tirar notas boas estudando apenas 2 dias antes, ou até mesmo na véspera, veja também se vai melhor estudando muitos dias antes e escolha a melhor opção. Não posso afirmar qual é a melhor pra você, pois cada pessoa é diferente e entende a matéria de uma maneira diferente. Veja também se vai melhor estudando sozinho ou com a companhia de alguém. Tire sempre dúvidas na aula e preste bastante atenção na explicação!



Como eu faço: Eu consigo entender bem o conteúdo e tirar notas boas estudando na véspera, e/ou 2 dias antes. Eu sempre estudo com a minha amiga Camila (que faz o blog comigo) juntas pelo Skype.

2- Organização com os Estudos
Não sei se vocês conseguem se identificar comigo, mas o que acontece: eu digo pra mim mesma "vou fazer um cronograma de estudos, segunda vou estudar matemática, terça geografia, quarta português, e assim vai", faço por uma semana e depois nunca mais faço. Então, vim dar uma dica diferente pra você que se identificou comigo. 
Os deveres de casa e trabalhos todos temos que fazer, então faça esse cronograma, ao invés de que com as provas, com eles, sempre que possível os adiante e não deixe para a véspera, para ter mais tempo com os estudos. Deixe também sempre mais ou menos uns 45 minutos do seu dia para descansar e parar de pensar um pouco naquelas palavras "dever", "trabalho" e "prova", se não seu cérebro vai cansar e você vai acabar fazendo tudo errado e sem prestar atenção.
Depois de adiantar tudo, você já vai ter estudado quando fez os deveres e trabalhos e se livrou de estudar daquela forma que todos não gostamos. Então, uma dica é ver as provas mais próximas e começar a adiantar o estudo sobre o conteúdo delas.




3- DICAS EXTRAS
  • Separe um caderninho aí em sua casa para faze-lo como "caderninho de resumos", e faça sempre um resuminho da matéria
  • Use grifa textos para marcar as partes mais importantes do texto ou do livro que estiver lendo 
  • Use post-its como lembretes de coisas importantes da matéria e cole em lugares que esteja a sua vista a todo momento
  • Tire uma foto do resumo e coloque como plano de fundo da sua tela de seu celular
  • Escolha um lugar confortável e aconchegante para estudar, uma dica também é ir em cafeterias ou livrarias
  • Enquanto a professora explica matéria, anote em um outro caderno, tópicos importantes do que ela falou
  • Converse com seus professores, pais ou amigos sempre que tiver dúvidas sobre o conteúdo da prova, nunca deixe passar
  • Minha última dica é: não repita "eu não consigo" ou "eu não sou inteligente o suficiente", isso só vai piorar as coisas, lembre-se, se os outros conseguem, porque você não pode conseguir?












Bem gente, é isso! Espero que tenham gostado das dicas!
Beijos e até a próxima!





You May Also Like

0 comentários